domingo, 8 de junho de 2008

Mesmo na hora!

Grande velejada!
Saímos de Ovar pouco depois da preiamar, chegámos a S Jacinto no inicio da enchente.
Estava um ventinho à maneira. O Picato dá mesmo gozo com este vento.
Mesmo com a tripulação em passeio, almoçando conforme avançávamos, foi um tal abrir só com a 3 e a grande, Ovar- Costa Nova menos de 3 horas e meia. Estava mesmo a pedir mais mas tinhamos que vir buscar o carro a Ovar.

A Ria é que está uma lástima, açoreada em todo o lado; ao menos podiam marcar o canal. Agora não há truques é só no canal e mesmo assim vi muitas vezes o famigerado 1,4 na sonda.

Vamos ter de coverter-nos ao motoveleirismo puro e duro; à vela só pra baixo e com os olhos pregados na sonda que ao minimo desvio é desaceleração súbita com enfornanço de proa e o pessoal a agarrar-se aonde puder.

Já nem digo mais porque fico triste só de pensar como era e como estamos.


Disseram-me que vão fazer um Campeonato de Sharpies na Torreira.Nem sei como, mas espero que tragam as pás para abrir um canal conforme forem andando. Vai ser um evento todo-o-terreno o European Sharpie All Road. No Monte Branco a água parece um rio a correr junto à margem e uma ilha em frente.

Outra coisa é que não entendo com funcionam (ou não funcionam pura e simplesmente)estas coisas das associações e estruturas que supostamente coordenam o nosso desporto:
A NADO vai organizar o Troféu Ramada, a 14 de Junho, o clube do Delmar também faz regata no próximo fds e agora o Porto de Aveiro também faz regata no próximo fds. Muito bem! Três à escolha.
Ah esqueci-me de dizer a próxima é em fins de Julho. Muita bem visto!

O que eu gostava era tentar umas variações:
Uma regata como as de França de linha aberta durante 24 horas, quem fizer menos tempo de percurso ganha. Era uma variação engraçada e assim ninguém tinha que se queixar como é costume: estes gaijos agora é que vão dar a largada que a maré está em baixo ou que o vento fraquejou!
Ou como a outra que a largada é tipo Le Mans o pessoal vai de terra para o barco quando derem a largada que não tem as velas em cima, ou a outra tipo Rally Paper que é preciso ir à tasca beber um copo ou marcar um golo na baliza em vez de rondar a bóia.
Enfim tudo isso são maneiras de sair do mesmo, todos os anos sempre igual.

No próximo fim de semana vamos ao mar, para comemorar 200 anos de abertura da Barra, era bom que comemorássemos o 1º dia de reabilitação dos canais da Ria, a limpeza das cales do lodo acumulado, que cada vez nos tira mais espaço de navegação.

Qualquer dia não há Ria e isso sim vai ser uma grande perda para nós e os nossos.

Bem há sempre o mar, mas para quando uma marina onde devia estar, em S. Jacinto que já tem abrigo mas não tem estrutura? Não entendo tanta miopia.

Inté

Sem comentários: