terça-feira, 28 de junho de 2011

Regata Pina e Tavares

Tripulação
Fomos a mais uma regata do Sportivo de Pedrouços no Sábado, desta vez em versão tripulação reduzida.
Usámos a genoa 3 e correu-nos bastante bem.
O percurso do costume saída de Belém em direção à Trafaria, rondagem no Jamor e regresso a Belém.
O vento estava fraquinho de W e por isso bolinámos para a Trafaria com a maré a favor.
Atravessámos o Rio num bordo junto ao Windy 2. Não perdemos quase nada apesar de usarmos a genoa pequena. Depois cruzámos bordos com o Anthea que perdeu um pouco num repique para o lado Norte do Rio.
Passámos para a frente da frota. Na rondagem perdemos para o Anthea que passou prá frente. Depois até à rondagem seguinte passou-nos o Windy 2. Mas na ultima perna puxámos pelo cabedal, montámos o Spi e passámos o Windy.
Fomo-nos chegando ao Anthea e cortámos colados em 2º real.
Foi um prazer uma regata a dois. Conseguimos uma excelente 2ª posição, que nos deu o 3º lugar do ranking. Grande classificação!!! e faltámos a uma regata!
No dia seguinte havia outra regata do SAD, lá fomos outra vez os dois; largada de Belém com o vento de montante ainda mais fraco. 
Largámos benzinho amurados a Estibordo, tivémos uma pequena sarrafusca com o Salis que não nos queria dar amuras. Não sabem as regras, ou não querem saber.
Continuámos paralelos à margem Norte e só um pouco mais abaixo cambámos para a Trafaria: resultou! Aviámos a frota menos o Dominó que tem de nos dar tempo. Rondámos ao lado do Azygos que perdeu para nós na bóia. Após a rondagem o vento foi caindo e os barcos que optaram por subir mais e chegar à outra margem mais depressa conseguiram apanhar um ventinho térmico junto à margem N e começaram a descer o Rio rapidinho. 
Após sofrermos um bocadito também o apanhámos e ficámos na cabeça da frota. Havia como um rio de vento uns metros a S da costa. Este vento já vinha de W e tivémos que arriar o Spi e bolinar para a Bóia de Oeiras com vento abaixo dos 5 nós com a genoa 3. Incrível, rondámos em 1º!

Banho saboroso...
Subir outra vez o balão que estava do lado errado, que trabalheira! mas depois de atravessarmos o canal de navegação ainda em 1º o vento parou e saí pela 1ª vez a barra de Lisboa de marcha atrás a tomar banho com tudo em cima.


O bugio sem Zoom

No próximo fds há mais, falta tripulação vamos ver quem aparece.

Inté...

1 comentário:

joao madail veiga disse...

Se fosse a vocês tinha cuidado, são conhecidos os perigosos tubarões tigre do Sado, agora um tudo nada menos perigosos, porque os crocodilos do Sado os tem devorado a quase todos.
De qualquer forma é bom ter cuidado.