segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sportivo Pedrouços

Participámos no Troféu de Abertura do Sportivo de Pedrouços que se realizou no Sábado passado com uma maravilhosa tarde de vela onde só faltou um bocadinho mais de vento.
Largámos mais uma vez ao largo aberto de Belém em direção à Trafaria.
Foi uma largada memorável porque estávamos um bocado a Sotavento da linha convencidos que se largava à bolina. Mas assim não decidiu o Comité e tivemos de bolinar para chegar à linha. Demorámos o tempo necessário para se escoar os 5 minutos e quando estavam a dar a largada nós estávamos a ''rondar'' a bóia para largar.
Com tudo isto demorámos a içar o balão. Mas largámos destacados em boa velocidade. Descemos o rio de balão e quando olhei para trás apercebi-me que os nossos perseguidores tinham ficado num ''buraco'' à nossa popa.
Lá fomos descendo rio abaixo com a maré a empurrar em direção à bóia da Trafaria. Quando nos aproximámos da bóia a corrente fazia ricochete no cais do cimento e empurráva-nos para Oeiras. Tive uns momentos de stress porque o vento tinha ficado muito fraco e tive de apontar a Sul senão não conseguíamos vencer a bóia. Nessa altura já o Dominó se aproximava.
Baixámos o balão e fomos navegando em direção a Oeiras bolinando com um ventinho delicioso. Tivémos de fazer um repique para deixar passar um cargueiro e aproximar-nos da bóia. Rondámos e subimos o balão agora rumando para terra. Assustei-me e cambei, o Dóminó seguiu para terra. Aqui perdemos o 1º lugar, não fomos tanto a terra e sem resguardo apanhámos a vazante mesmo na proa enquanto nosso adversário progredia alegremente com menos corrente e um balão ainda maior do que o que usou na popa anterior.
Rondámos no Jamor em direção à Trafaria tentámos antecipar-nos baixando o balão mais cedo e orçar no início da perna para arribar no final mas a meio do Rio apareceram-me uns pescas com as lanchas amarradas umas às outras fazer uma espécie de arrasto que desconfio que é proibido.
Tivémos de arribar francamente perdendo ainda mais para o Dominó. Rondámos e em vez de atravessar o Rio esticámos um pouco junto à margem Sul com o balão em cima desta vez em direção a montante. Passámos os silos do cimento e subimos um pouco mais. Nessa altura já tinhamos recuperado em relação ao Dominó e pareceu-nos conveniente atravessar o rio.
Assim fizémos e deixámos o Anthea solto na margem Sul.
Chegámo-nos ao Dominó e subimos rio acima na margem Norte com muito pouco vento enquanto o Anthea progredia do lado Sul.
Quando démos por ela o Anthea atravessou o Rio com a maré já nas ultimas e chegou à nossa frente.
Parabéns! Bem visto!
Foi um ótimo dia com uma tripulação bem disposta a quem quero agradecer pelo esforço. Especial agradecimento para o Marco que veio de Estarreja de propósito para dar-nos uma mão.
No Domingo não houve regata, mas quando fui ao barco reforçar as amarrações medi uma rajada de 40 nós. Ainda bem que não saímos!
A Luísa, nossa tripulante do dia anterior, lá andava com o Ericson da escola no meio da cacetada. Vão ficar bem batizados estes instruendos!

Inté...




1 comentário:

almagrande disse...

Boas Miguel, grande regata e um excelente fim de semana. Obrigado por tudo, quando for preciso é só assobiar.
Um abraço

Marco