terça-feira, 28 de junho de 2011

Regata Pina e Tavares

Tripulação
Fomos a mais uma regata do Sportivo de Pedrouços no Sábado, desta vez em versão tripulação reduzida.
Usámos a genoa 3 e correu-nos bastante bem.
O percurso do costume saída de Belém em direção à Trafaria, rondagem no Jamor e regresso a Belém.
O vento estava fraquinho de W e por isso bolinámos para a Trafaria com a maré a favor.
Atravessámos o Rio num bordo junto ao Windy 2. Não perdemos quase nada apesar de usarmos a genoa pequena. Depois cruzámos bordos com o Anthea que perdeu um pouco num repique para o lado Norte do Rio.
Passámos para a frente da frota. Na rondagem perdemos para o Anthea que passou prá frente. Depois até à rondagem seguinte passou-nos o Windy 2. Mas na ultima perna puxámos pelo cabedal, montámos o Spi e passámos o Windy.
Fomo-nos chegando ao Anthea e cortámos colados em 2º real.
Foi um prazer uma regata a dois. Conseguimos uma excelente 2ª posição, que nos deu o 3º lugar do ranking. Grande classificação!!! e faltámos a uma regata!
No dia seguinte havia outra regata do SAD, lá fomos outra vez os dois; largada de Belém com o vento de montante ainda mais fraco. 
Largámos benzinho amurados a Estibordo, tivémos uma pequena sarrafusca com o Salis que não nos queria dar amuras. Não sabem as regras, ou não querem saber.
Continuámos paralelos à margem Norte e só um pouco mais abaixo cambámos para a Trafaria: resultou! Aviámos a frota menos o Dominó que tem de nos dar tempo. Rondámos ao lado do Azygos que perdeu para nós na bóia. Após a rondagem o vento foi caindo e os barcos que optaram por subir mais e chegar à outra margem mais depressa conseguiram apanhar um ventinho térmico junto à margem N e começaram a descer o Rio rapidinho. 
Após sofrermos um bocadito também o apanhámos e ficámos na cabeça da frota. Havia como um rio de vento uns metros a S da costa. Este vento já vinha de W e tivémos que arriar o Spi e bolinar para a Bóia de Oeiras com vento abaixo dos 5 nós com a genoa 3. Incrível, rondámos em 1º!

Banho saboroso...
Subir outra vez o balão que estava do lado errado, que trabalheira! mas depois de atravessarmos o canal de navegação ainda em 1º o vento parou e saí pela 1ª vez a barra de Lisboa de marcha atrás a tomar banho com tudo em cima.


O bugio sem Zoom

No próximo fds há mais, falta tripulação vamos ver quem aparece.

Inté...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Corridas

Na semana passada fomos ás corridas dos clássicos.


Palavras para quê? Lindas máquinas e corridas disputadas.

Um fds diferente e divertido.
No próximo fds vamos às regatas provavelmente as da ANC.
Está a ficar dificil juntar tripulação vamos ver se aparecem candidatos.

Inté...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sesimbra

Fomos fazer as regatas do torneio de Sesimbra no ultimo fds.
Grande gozo! Céu aberto e o NW a soprar em quantidade qb.
Largámos de Oeiras pelas 11:30 de Sexta com o vento a crescer como se queria. Fomos um bocadinho mais ao mar do que  a maioria da frota que optou pela rota directa quiçá um pouco mais a terra.
Convivio com a tripulação do S. Gabriel

Penso que a nossa opção pagou. Seguimos rotas semelhantes ao S. Gabriel do Com. Jara e ficámos no topo da classificação. O outro barco no podium , Pé de Vento, não sei por onde foi porque ía lá prá frente.
Nas regatas mais técnicas de Sesimbra e que foram disputadas com uma briza sustentada tivémos alguma dificuldade no domínio da máquina, mas mesmo assim um 3º e um 4º são performance de registar. Talvez nos faltasse um pouco de mão de obra, mas certamente também se notou alguma falta de coordenação. 

Fiz uma ou outra ''barbeirada'' involuntária fruto da desconcentração mas no fim não houve estragos. Curioso que raramente atropelava bóias mas ultimamente a coisa está a acontecer vezes demais. Acho que ou as bóias são maiores ou o barco é mais largo.

O Ricardo em concentração na regata de regresso
A ultima regata foi disputada na Segunda. Largámos com um ventinho fraco de WNW que ali vem através da terra. O vento foi caindo. Ficámos para trás. A certa altura vinha um First 235 a motor encostado a terra. Pareceu-me que vinha com o pano a bater demais para ser só do ''vento de porão''. Comecei a orçar quanto podia para me escostar a terra. E o ventinho térmico a crescer e empurrar-nos para o topo da frota que se tinha deixado descair para Sul.
Estavam parados no semáforo do Espichel!
A determinada altura, já a chegar ao cabo o Savvy cruzou-nos pela popa e ''esticou'' o bordo até ao calhau sem perder ponta de vento, passou-nos.
Estava provado era ali que estava a dar!
Também lá fomos mais duas vezes e ficámos em 3º real da frota
Continuámos até Lisboa, nós um pouco mais pelo mar. O vento entretanto refrescou e acho que trouxémos o barco demasiado apertado.
No fim da regata o 2º lugar do compensado soube muito bem depois da recuperação que fizémos. O Savvy muito justamente ficou em 1º no final da regata.
Parabéns à organização pela interessante prova que nos proporcionou.
Ainda tivémos de fazer uma finta a este antes de cortar a linha




Resultado final:
Fim de semana de chorar por mais. 
Ah ficámos em 2º da geral.
 As fotos são da Joana, OBRIGADO

Inté... 


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Anivercenário e Vagueira

Tal como previsto fui ao Anivercenário.


Fomos do Carregal ao Puxadouro pelo canal das Vacas com um ventinho bom que pôs o Cisne no Cenário em três tempos.
Do Puxadouro fomos até à ponte e voltámos para o Carregal já com a maré a subir.
Ainda passou por nós uma frente com uns relâmpagos a cair e m terra mas foi divertido com um piquenique impecável para fim de festa. O clube juntou uns sete barcos com o Celta em destaque. Mais um Vouga recuperado em grande estilo. Também lá estava o snipe do Jorge.
No Domingo mais um passeio da Costa Nova à Vagueira e volta. Estava tudo a ajudar, maré no final da enchente e vento WSW na medida certa para o Zinda deslizar.
As melhores fotos são do Tó Zé que mas ''emprestou''.

Inté...