Fomos fazer as regatas do torneio de Sesimbra no ultimo fds.
Grande gozo! Céu aberto e o NW a soprar em quantidade qb.
Largámos de Oeiras pelas 11:30 de Sexta com o vento a crescer como se queria. Fomos um bocadinho mais ao mar do que a maioria da frota que optou pela rota directa quiçá um pouco mais a terra.
Convivio com a tripulação do S. Gabriel |
Penso que a nossa opção pagou. Seguimos rotas semelhantes ao S. Gabriel do Com. Jara e ficámos no topo da classificação. O outro barco no podium , Pé de Vento, não sei por onde foi porque ía lá prá frente.
Nas regatas mais técnicas de Sesimbra e que foram disputadas com uma briza sustentada tivémos alguma dificuldade no domínio da máquina, mas mesmo assim um 3º e um 4º são performance de registar. Talvez nos faltasse um pouco de mão de obra, mas certamente também se notou alguma falta de coordenação.
Fiz uma ou outra ''barbeirada'' involuntária fruto da desconcentração mas no fim não houve estragos. Curioso que raramente atropelava bóias mas ultimamente a coisa está a acontecer vezes demais. Acho que ou as bóias são maiores ou o barco é mais largo.
O Ricardo em concentração na regata de regresso |
A ultima regata foi disputada na Segunda. Largámos com um ventinho fraco de WNW que ali vem através da terra. O vento foi caindo. Ficámos para trás. A certa altura vinha um First 235 a motor encostado a terra. Pareceu-me que vinha com o pano a bater demais para ser só do ''vento de porão''. Comecei a orçar quanto podia para me escostar a terra. E o ventinho térmico a crescer e empurrar-nos para o topo da frota que se tinha deixado descair para Sul.
A determinada altura, já a chegar ao cabo o Savvy cruzou-nos pela popa e ''esticou'' o bordo até ao calhau sem perder ponta de vento, passou-nos.
Estava provado era ali que estava a dar!
Também lá fomos mais duas vezes e ficámos em 3º real da frota
Continuámos até Lisboa, nós um pouco mais pelo mar. O vento entretanto refrescou e acho que trouxémos o barco demasiado apertado.
No fim da regata o 2º lugar do compensado soube muito bem depois da recuperação que fizémos. O Savvy muito justamente ficou em 1º no final da regata.
Parabéns à organização pela interessante prova que nos proporcionou.
Ainda tivémos de fazer uma finta a este antes de cortar a linha |
Resultado final:
Fim de semana de chorar por mais.
Ah ficámos em 2º da geral.
As fotos são da Joana, OBRIGADO
1 comentário:
Fico deveras contente com a satisfação que se respira a bordo do "Breeze", e com o saber ler a "paisagem" do Miguel. Parabéns!
Enviar um comentário