Fim de semana em Lisboa para saborear umas velejadas Tejo acima e Tejo abaixo. Adoro o tempo de meia estação porque nem ''cozemos'' ao sol, nem temos frio. Acho que em Lisboa nesta altura o termo é suave.
A regata de Sábado que festejava os 18 anos da ANC foi interessante apesar de termos largado tarde e desconcentrados. Começo a notar este padrão, quando nos afastamos muito tempo do Breeze. Vem sempre esta coisa de não saber o que fazer na hora certa, de falta de foco.
Mas é assim, chama-se falta de treino.Tenho de aprender a viver com isto. Mas é difícil quando ficamos ''amarrados'' à cana sem poder fazer mais. Acho que é a sina de quem vai ao leme.
Sábado o vento estava fraco e largámos atrazadissimos porque não contei com a corrente contra e afastei-me demasiado da linha. Saímos em Belém em direção a Caxias. Fomos encostados à margem Norte, recuperámos bastante para o pessoal que descaiu para o meio do Rio. Passámos a bóia e lá fomos para a Trafaria numa bolina folgada, não me lembro mas acho que andámos benzinho. Depois regressámos a Caxias e o vento caiu.
Tinhamos a corrente a descer e ía ser difícil atravessar o Rio.
Bolinámos na margem Norte até que o vento cresceu e atravessámos o rio. Tinhamos conseguido juntar-nos a um grupo de barcos com o mesmo andamento que nós durante a bolina, aqui fiz outra asneira; orcei demais para depois ter de arribar junto à bóia com a corrente contra.
Na bóia fomos para terra fugir da corrente mas revelou-se má opção porque percorremos um longo caminho, na água. Continuámos a asneirar juntando-nos à margem Sul porque o navio atracado nos silos tapou-nos o vento. Enfim, um final desastroso.
No Domingo foi outra conversa. Saímos melhorzinho. Estava vento, bastante vento. As previsões eram para uns 30-35knt.
Não sei quanto apanhámos, mas saímos com a genoa 3 e a grande no 2º rizo.
Estávamos com o pano certo! Cacetada valente e o Breeze a ''bombar''! Que gozo!!!
Ainda por cima levávamos a tripulação quase completa.
A bolina era um gozo, o barco reagia como devia e não nos fugia de controlo.
Largada para montante de Belém, pilar Sul, bóia no Cais Sodré, regresso a Belém. Sofremos um bocado na popa do Pilar até ao Cais Sodré porque não subimos o balão.
Mas nas bolinas...era sempre a abrir. Na segunda volta ainda estava mais vento e tivémos de folgar a grande várias vezes na bolina. Com tão pouco pano! Radical...
Adorei! Temos Barco!!!
Não tenho fotos de Domingo mas fica na nossa memória.
O Manel veio connosco e aguentou-se lindamente.
Ao resto da tripulação Joana, Paula, Margarida, Luis Pedro, e João agradeço e peço desculpa pela rabujice.
Ah! No Domingo ficámos em 2º a 10 segundinhos do Átria.
Agora tenho de tirar o jantar do forno que já cheira.
Inté...
Sem comentários:
Enviar um comentário