quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sidney - Hobart

Todos os anos por esta altura que normalmente não há muito para fazer aproveito para seguir a Regata mais famosa dos antípodas, a fantasbulosa Sidney - Hobart.

No ano passado foi assim, aqui o Wild Oats a passar uma ''vaguita'' no estreito de Bass, note-se que este barquinho tem 100 pés
 
Este ano mais uma regata de antologia com uma disputa pelo 1º lugar acérrima entre o Wild Oats XI e o Investec Loyal.

Wild Oats XI
São os dois supermaxis com todas as inovações da técnica e são mais rápidos ainda que os Volvo 70.
Ganhou o Investec por escassos 3m e pico depois de passar o Wild Oats perto da chegada e aproveitando uma mudança do sistema meteorológico. 

Investec Loyal
É de facto espectacular que após 2 dias e 6 horas em regata chegassem tão juntos. O pessoal do Investec diz que esperou para ver e na altura da mudança do vento contornou o buraco onde estava o Wild Oats.

Os dois favoritos pouco depois da largada
No final apareceu o Júri a protestar o vencedor porque captou uma comunicação entre o Investec e um piloto de helicóptero a perguntar as velas que o adversário levava envergadas (regra 41, ajuda externa).
Foram interrogar o skipper do WO e ele só disse que os outros ganharam na água e isso é que conta, também acho.
Mas realmente, fazer regras que não se pode controlar só podia dar nisto. Ninguém sabe o que pode perguntar-se por telemovel por isso penso que o melhor é esquecer este tipo de questões, do que enfiar a cabeça na areia e continuar a marrar em regras absurdas e incontroláveis.

Inté...

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Miguel
As regras não estão a acompanhar as modernices das comunicações com a mesma velocidade !
Inteira razão para o último comentário.
Quanto ao vencedor, uma coisa é uma "corrida" em tempo real de dois foguetes ! Outra é quem vai vencer em tempo corrigido. Neste preciso momento em que escrevo, ainda está por decidir e não vai ser de certeza nenhum daqueles de que falou. Tudo aponta para o Loki (um novo barco de um fulano que perdeu um do mesmo nome nos calhaus da Sicília há dois anos numa Midle Sea Race !)
Um abraço
João GM

Mike555 disse...

Caro João,
Concordo que o tempo corrigido é outra história, mas na verdade numa regata de mais de mais de 600 milhas o tempo corrigido tem um valor relativo.
Existe uma grande probabilidade dos iates da frente apanharem condições meteorológicas muito diferentes do pessoal de trás. Lembro-me da nossa Volta a Portugal em que os da frente sofriam para chegar de madrugada e nós no Curió acelerámos mais tarde com o vento do dia fazendo corrigidos espetaculares.
De qualquer forma penso que deve ter sido uma regata emocionante para os 2 primeiros da maneira como trocaram de posição diversas vezes.
Boas entradas
Mike