Regata do Natal:
Vento 0-14knts. E-NE
Maré no estofo da Preia-mar à hora da largada
Largámos com vento de proa virados ao Alfeite onde rondámos a bóia nr.1 do canal do Alfeite.
Optámos por não nos posicionar agressivamente na bóia de largada e largámos atrasados uns 10 segundos a meio da linha, amurados a estibordo.
O pessoal foi virando de bordo e nós acabámos por virar em cima de terra com vento limpo. A corrente no meio parecia estar parada e com vento de uns 10-12 knts conseguimos boa velocidade. Bolinámos até à ponte recuperando terreno para os que iam na frente. Passámos entre os pilares e continuámos no meio do Rio com bordos sucessivos.
Tivémos sorte que o bordo final nos deu alguma vantajem pois passámos resvés à doca dos cacilheiros abordando a bóia 1 do canal do Alfeite em 2º atrás do Complot.

Aí o vento caiu a zero e ficámos no semáforo a uns 20 m a montante da bóia durante uns bons minutos. Estou convencido que ganhámos a vantagem decisiva após esta paragem.
Os adversários optaram por atravessar o Rio e nós continuámos para montante.
As coisas correram-nos bem; subimos muito, mesmo muito para termos a certeza de vencer a bóia CRT1, T1 de CR uma vez que a corrente nos ia derivando para jusante.

Conseguimos uma vantagem suficiente para anular os ratings do Vela Lusa que andou próximo da nossa rota nesta parte da regata.
Quando rondámos o vento caiu e isso foi fatal para os nossos adversários.
Descemos o Rio com a corrente a favor e viémos a seguir a progressão do Boomerang e do Primavera que embora sendo de outra classe nos serviram de probe.
Esta vitória foi encorajante porque obtida num sistema de rating que teóricamente não nos é muito favorável.
De qualquer forma parabéns à tripulação que esteve impecável com muita serenidade:)
E que tal estes gráficos espetaculares?Estou a ficar ainda mais Googlemaniac!
Parece que este ano não há mais, há que começar a preparar o próximo ano fazer o rating , ver se ajudo um bocadito a reparação do Cisne etc.
Estou a gostar disto, anda-se mais, e regularmente. Sinto que vou ganhando mais confiança com o Breeze e aprendendo as suas particularidades. É bom fazer estas velejadas com vento que perdoa antes de apanhar uma 'cacetada' logo de xofre.
Inté.....