segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Já ganhámos uma prendinha !!!


Regata do Natal:


Vento 0-14knts. E-NE


Maré no estofo da Preia-mar à hora da largada


Largámos com vento de proa virados ao Alfeite onde rondámos a bóia nr.1 do canal do Alfeite.
Optámos por não nos posicionar agressivamente na bóia de largada e largámos atrasados uns 10 segundos a meio da linha, amurados a estibordo.
O pessoal foi virando de bordo e nós acabámos por virar em cima de terra com vento limpo. A corrente no meio parecia estar parada e com vento de uns 10-12 knts conseguimos boa velocidade. Bolinámos até à ponte recuperando terreno para os que iam na frente. Passámos entre os pilares e continuámos no meio do Rio com bordos sucessivos.
Tivémos sorte que o bordo final nos deu alguma vantajem pois passámos resvés à doca dos cacilheiros abordando a bóia 1 do canal do Alfeite em 2º atrás do Complot.



Aí o vento caiu a zero e ficámos no semáforo a uns 20 m a montante da bóia durante uns bons minutos. Estou convencido que ganhámos a vantagem decisiva após esta paragem.
Os adversários optaram por atravessar o Rio e nós continuámos para montante.
As coisas correram-nos bem; subimos muito, mesmo muito para termos a certeza de vencer a bóia CRT1, T1 de CR uma vez que a corrente nos ia derivando para jusante.


Conseguimos uma vantagem suficiente para anular os ratings do Vela Lusa que andou próximo da nossa rota nesta parte da regata.
Quando rondámos o vento caiu e isso foi fatal para os nossos adversários.
Descemos o Rio com a corrente a favor e viémos a seguir a progressão do Boomerang e do Primavera que embora sendo de outra classe nos serviram de probe.
Esta vitória foi encorajante porque obtida num sistema de rating que teóricamente não nos é muito favorável.
De qualquer forma parabéns à tripulação que esteve impecável com muita serenidade:)
E que tal estes gráficos espetaculares?Estou a ficar ainda mais Googlemaniac!

Parece que este ano não há mais, há que começar a preparar o próximo ano fazer o rating , ver se ajudo um bocadito a reparação do Cisne etc.
Estou a gostar disto, anda-se mais, e regularmente. Sinto que vou ganhando mais confiança com o Breeze e aprendendo as suas particularidades. É bom fazer estas velejadas com vento que perdoa antes de apanhar uma 'cacetada' logo de xofre.
Inté.....


7 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns! Até que enfim uma tripulação do norte participa activamente em regatas a sul e não só. Assim os patrocinadores vejam... a diferença, para alguns que andam a passear o nome e o dinheiro de patrocinadores em regatas de 2 barcos e "regatas de leitão"...

Força
Captain

Anónimo disse...

É assim mesmo!Já estava na hora de por os mouros a apanhar as " 5 Coroas".E no fim, espero que não te tenhas esquecido de perguntar " há dúvidas?".
Parabéns á tripulação!
PS. Dá um abraço ao Juís que já não o vejo há séculos...
Abraço

Anónimo disse...

Caro amigo
Sou o João Guimarães Marques, o director da ANL que teve a honra de lhe entregar o prémio pela vitória na regata de Natal, organizada pelo meu clube. Para além disso sou o "imediato" e também prôa do Carioca que ficou em terceiro! Quero dar-lhe mais uma vez os meus parabéns pela prestação e mostrar a minha admiração e contentamento em ver um barco novo e que desconhecia, a andar daquela maneira!!! Um dos nossos grandes adversários nas regatas locais é um gémeo do Breeze e chama-se Golfinho M-2. Não esteve presente nesta regata, mas certamente estará muitas vezes em 2010, onde também espero que o Breeze esteja.
Um grande abraço e Boas Festas são os votos do
http://joão-carioca.blogspot.com/

h ventura disse...

Que boa notícia, Miguel! Os nossos parabéns ao timoneiro e à tripulação. É com orgulho que vemos um associado da Cenario vencer uma regata, e logo no estuário do Tejo, e logo na ANL! Quando os Vougas forem a Lisboa, vê lá se disponibilizas algum tempo...

Miguel disse...

Obrigado a todos pelos comentários, desejo a todos um bom ano com muitas velejadas!

Anónimo disse...

Realmente é melhor patrocinar o Breeze e retirar os patrocinios ao F. Lobato!! Francamente.... O que fez o breeze para merecer os tao "apeteciveis" (pelo menos para alguns) patrocinios?
Olhem para o F. Lobato!!! Esse sim, faz alguma coisa pela vela Portuguesa e ve-se "grego" para arranjar patrocinadores!!! Ponham a mão a consciencia!!!!

Mike disse...

Que história é esta dos patrocínios?
Não pedi nem tenho.
Por acaso até se alguém conhecer alguém que queira patrocinar até agradeço, mas parece-me que a coisa não está para patrocínios.
Cheira-me que isto são invejas sem sentido.
Estas coisas do Sul e do Norte num país tão pequeno também não têm sentido para mim.
Enfim cada um enfia o barrete que quer.