domingo, 10 de janeiro de 2010

Ramada, pouco vento e muita corrente...


A largada foi dada no mar da Palha que com as suas vagas alterosas de uns 20 cm nos açoitou fortemente enquanto esperávamos que o fortissimo vento de menos de um nó crescesse.

Largámos no meio da frota a meio da linha. Sentia um ventito de Leste tão forte, tão forte que quando quiz ir para a linha ela estava demasiado longe tão forte estava a corrente associada aos vagalhões de uns 20 vá lá.... 30 cm .
De qualquer forma largámos valentes em direção ao longínquo desmarque que se adivinhava no meio da frialdagem que corria.

Logo aí senti que algo não corria bem, faltava carvão à máquina e por muito que puxássemos não andava :(

Vai daí rondámos no meio da frota e começámos um largo em direção á Cabo Ruivo T1.
Nessa altura estávamos em grande stress para içar o balão quando nos apercebemos que não dava, estávamos demasiado orçados. Fomos ao largo no carrossel até à bóia rondámos e voltámos em direção ao barco do juri, mais uma vez sem balão.

Passar a porta parecia fácil com o vento que estava mas na aproximação o vento rondou-nos para proa caindo e tivémos de bolinar para a bóia perdendo imenso tempo para os barcos que iam na frente.

Assim perdemos a nossa posição que já era 4º nessa altura e43min para o 1º.
Rondámos a ALF1 e a CUF 2 e voltámos ao Barco do juri para terminar.

Curiosamente ficámos em 8º na regata total e em 5º na segunda parte do percurso, ou seja estamos em 6º na geral.

Daqui a 15 dias há mais. Vamos ver se recuperamos.


Deixo aqui mais uma foto premiada pela capacidade de improviso:




Que frio está aqui no Porto!
Vou beber um copo.

Inté.........

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Comandante!
A foto de cima é a largada da classe ORC. O Carioca fez ao contrário dos outros todos e partiu com amuras a BB, ou seja, sem direito a rumo! Passámos à frente da frota toda, só que em vez de continuarmos nesse bordo, virámos...e espalhámo-nos! A nossa concorrência fez ao contrário e nunca mais os apanhámos. Tal como o Breeze...fica para a próxima!
No meio destes dias de temporal tivémos um óptimo dia de vela!
Um abraço
João-Carioca

Anónimo disse...

O que estou a ver é que estas regatas estão a ser atacadas por tripulações piratas que lançam a confusão na frota. Recomendo uns óculos escuros, e alguma precaução, por analogia a Ulisses...
h.ventura