quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Trofeu Ramada

Este nome não me é estranho.
Já fiz alguns, prá aí uns 15 ou mais, mas no original, em barcos pequenos, ao largo da Torreira.
Eram os Vaurien os barcos escola com mais sucesso no meu tempo de jovem e foi neles que disputei inumeras regatas na Ria e não só.
As regatas na raia da Torreira eram de longe as mais verdadeiras da Ria. Com um plano de águas bastante homogéneo, óptimo para afinar barcos, com pouca vaga, rondagens de vento e correntes previsiveis.


Agora a Torreira é uma sombra do que era, os bancos de areia e lodo abundam e as ilhas nasceram por todo o lado fruto de dragagens assassinas e alterações das correntes. Ainda assim nas boas marés continua um plano apetecivel, óptimo para velejar na preiamar. No ultimo verão ali fizémos uma regata no Zinda que grande gozo me deu.

Diziam-me há uns tempos: Agora Vcs estão como a maior parte dos marinheiros de todo o mundo têm de olhar as marés antes de ir para a água; mas que bom quando tudo era mais fácil , há uns 30 anos, podia-se vir ao café no intervalo das regatas sem tocar no fundo.

Mas enfim águas passadas!

Agora no Tejo, próximo fds vamos lá ao novo Ramada, e parece que vão 2 a bordo.
Enquanto a inovação e novas tecnologias gostei da ideia destes atletas.

Só temos é de ter cuidado com a pirataria que anda por aí não vá sermos atacados!Há por aí muito marinheiro com esperança disso.

Inté......

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Mike 555
O Carioca lá estará com a sua equipa na "máxima força", para lhes dar luta.
Um bom 2010 e muitos êxitos para o Breeze.
Um abraço
João GM