segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Trofeu Beneteau

Névoa, pouco vento de Rio acima.
Largámos mal, no meio da linha ainda sem estarmos preparados, no bordo errado, a caminho da Trafaria.
Insistimos no erro prolongando amurados Estibordo quando o caminho era para Bombordo, enfim muita desconcentração.
De qualquer modo cambámos e lá fomos no meio da molhada, água abaixo com a corrente pela pôpa e alguns adversários à nossa volta.
Ao chegarmos à bóia a molhada ia crescendo, com os rápidos que largaram atrazados a juntar-se aos lentos que largaram bem, como é costume nas largadas à popa.
Estávamos a meio da frota mas consegui colocar-nos entre dois magotes, aqui correu muito bem. Rondámos e começámos a orçar, prolongámos um bocadito, quase que roçámos a quilha no calhau mas saímos livres para a bolina de regresso a Belém.
Aqui começou a hesitação: junto à margem Sul ou Norte?
''Vamos para o outro lado'' decidimos. Agora acredito que fizémos mal porque como tinhamos subido um bocadinho mais que os outros na margem Sul apanhámos o Golfinho e aproximámo-nos do Barca Velha.
Prosseguimos a regata na mesma lógica: bordo à margem Norte até terra para tentar diminuir a corrente contra, cruzámos pela proa do Golfinho, mas ao chegarmo-nos a terra o vento caiu significativamente e a corrente até dava a sensação que acelerava. Estávamos agora um pouco abaixo da Torre de Belém.
Teimámos mais dois bordos quando me apercebi que o Golfinho tinha ido mais ao meio do Rio e nos tinha dado uma ''tareia''.
A coisa estava a sair-nos toda trocada. Lá bordejámos Rio acima sem perder a margem de vista que a bóia haveria de aparecer junto ao Pilar Norte.
Entretanto a nevoeirada foi aumentando e comecei a recear que piorasse ao ponto passarmos a bóia sem a ver.
Está ali gritou o Manel II !!!
Rondámos e subimos balão, Oops!!!, uma bandeira muito grande. Depois finalmente saiu o balão em regresso a Belém com a corrente a ajudar.
Foi uma regata gira com o aliciante de andarmos em real com o Golfinho que é igual ao nosso, embora sinto que estávamos um pouco desconcentrados, eu e o Juiz.
Os Manueis ajudaram e comportaram-se bem durante a regata, temos de trazê-los mais vezes.
Tiveram azar os Barca Vellha que indo à frente parece não terem ouvido ou entendido a alteração de percurso feita pela CR, o que lhes custou um1º destacado.
No final ficámos em terceiro a 2 segundinhos do 2º e a 12 minutos do 1º (o Golfinho M2!).

Fui ver o Boat Show, sempre gosto de ver estas mostras. Visitei 3 dos 4 barcos à vela presentes no stand. Gostei naturalmente mais do Dufour 40'' que é mais na filosofia que me interessa.
Há coisas que não entendo, não estava nenhum fabricante de barcos à vela português. Porquê? É muito caro dizem-me. Mas então não há outra solução para apresentar os barcos?

Inté.........


4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Mike Breeze
Gostei de o conhecer e de o ver andar bem, em concorrência directa com o gémeo Golfinho. O outro gémeo, o Sete Estrelo, atrasou-se apesar de ir ao leme um "craque" que além de saber andar à vela até já foi Presidente da FPVela ! O Breeze teve uma boa prestação e só foi traído pela experiência que o skipper do Golfinho tem destas correntes malucas!
Um abraço
João-Carioca (que desta vez foi de Beneteau Dom Sancho)

Passamana disse...

Parabens Miguel. Boa regata mas foi pena aqueles 2"..Um abraço ao Juiz.


Passamana

Mike555 disse...

Meus caros,
A regata foi boa até porque também acho que ainda estamos em fase de aprendizagem quer do barco, quer das águas (passe o lugar comum, estamos sempre a aprender mas neste caso mais de cada vez).
Parabéns ao D. Sancho por ser único perseverante classificado na sua classe.
Também me pareceu ver o outro 33.7, o 7 estrelo, mas estava tão esforçado em arrumar a ''casa'' que nem me dei bem conta onde ele andava.
Acho que nos divertimos todos que é o importante, o resultado motiva mas não é tudo.
Neste caso também queriamos também dar um cheirinho de regata aos mais pequenos para eles se ligarem ainda mais á vela.


Inté...

Juiz66 disse...

Olá pessoal, eu adorei a regata apesar da bandeirada...Powerd by Juiz...o Maneul II adorou a regata com a companhia do Manuel I.
Realmente pareciamos uns cabeças no ar em relação á largada mas depois até não foi mal, temos feito umas regatas sempre divertidas e com as nossas marinheiras a melhorar a olhos vistos. keep up the good work.
Bjs e abraços