segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Regata Generali II

Desta vez fomos prá regata com cinco.
Fundo limpo e com um ventinho razoável saimos bem na hora certa e a meio da linha.
Começámos a bolinar de Belém pra uma bóia de desmarque a Leste que o vento estava de terra.
Rondámos bem em segundo real da frota. A maré estava parada ou a iniciar a vazante.
De seguida vento de popa para a Cova do Vapor lá do outro lado do rio, ìa ao nosso lado um grande, creio que era o Harfang.
Fizémos uma finta a um navio que vinha a subir o rio e rondámos no meio dos IRC's que foram rondar ao Jamor e vinham a coincidir connosco na mesma bóia.
Aí já corrente estava a vazar com força e encostámo-nos à margem sul a bolinar em direção ao pilar Sul defendendo a nossa posição.
Mas o vento não estava firme, rondou para um lado, para o outro várias vezes e caiu. Ficámos à mercê da maré encostados à margem Sul. De repente rondou a Sudoeste muito, muito fraquinho.
Os nossos aversários começaram um bordo para o meio do rio que eu não consegui entender, dir-se-ia que iam em direção à corrente mais forte sem vento!?!
Passado um bocado estavam a bolinar no meio do rio e nós ao largo junto à margem Sul. Mas o nosso vento ìa morrendo e o deles aumentando. Aproximaram-se do pilar Sul vindos do meio rio com uma brisa leste enquanto nós pastávamos na margem Sul.
Até que o vento deles nos chegou e arrancámos rondando na cauda da frota. Mas aqui optámos por ir mais a montante que o que parecia necessário porque os que iam na frente já não conseguiam vencer o pilar Norte.
Virámos muito acima mas ainda deviamos ter subido outro tanto. Quando chegámos a 2/3 da distancia ao pilar o vento voltou a cair, e passámos para Oeste da ponte a derivar. O resto da frota perdeu a paciencia e desistiu quase tudo.
Nós continuámos e passado um bocado veio vento mas de Oeste e vejam só; fomos de balão até à ponte, rondámos o pilar Norte e regressámos a Belém.
Foi bom, não ficámos muito bem na classificação (4º) mas é assim: quando o vento pára continuamos a pagar enquanto estamos todos sem progredir.
Deu pra ver que o barco anda bem mesmo com pouco vento.
Agora isto aqui é muito variável em três regatas que fizémos o vento entre a largada e a chegada rondou 180º, 3 em 3. Ainda dizem que a Ria........
Vamos ter de aprender a ler o Rio melhor.


Inté.........

4 comentários:

Anónimo disse...

A coisa começa a afinar...
Estamos a trabalhar no mastro do cisne.Para já separou-se em duas partes ( o que até nem foi mau ), de que foi feito, sem qualquer esforço.Não sei como na regata que fizemos, a ramada não veio toda abaixo da maneira que ele estava...
Vamos falando sobre a evolução dos trabalhos!

Beijinhos e abraços

Juiz66 disse...

fico contente se o cisne já boia temos cruzeiro de classico, mas que raio fizeram ao mastro do pobre cisne????

Juiz66 disse...

miguel tens que por aquela tropa de ovar em sentido, se não vais com meio mastro ao cruzeiro lolololol

mike disse...

Juiz: isto de restauro implica também desmontar muito, e voltar a montar e desmontar e voltar a montar etc...
No stresss